.Nota Importante

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

LOURINHÃ

LOURINHÃ , rota dos dinaussauros

freguesias: Atalaia,Lourinhã,Marteleira,Miragaia,Moita dos Ferreiros,Moledo ,  
Reguengo Grande,Ribamar,Sta Bárbara,S . Bartolomeu dos Galegos,Vimeiro
area : 147,0 km2   população: 24 282 habitantes
feriado municipal em 24 de Junho S. JOÃO

     

.

Localização e geografia:: O Conselho da Lourinhã situa-se a 65 km a norte de Lisboa inserido na Estremadura Portuguesa. Ocupa uma área de 147 km2 e tem cerca de 12 km de costa atlântica onde se destacam boas praias de areal e rochas muito frequentadas por turistas nacionais e estrangeiros.

gastronomia: Abundam os peixes e os mariscos com referência para as caldeiradas e para a famosa lagosta suada. Destacam-se ainda os ensopados de borrego, o cabrito, o sarrabulho e diversos pratos de bacalhau e como petiscos, os caracóis, o peixe seco com batata cozida e o meixão .

Na doçaria regional há a destacar  o doce Areia Branca, o pão de ló de Miragaia, peninsulares do Vimeiro, os doces amendoados e as delícias do Convento e de Paimogo .

Da produção vinícola, para além das boas castas aromáticas e de bom vinho, há a destacar a aguardente "Lourinhã", com Denominação de Origem Controlada.

obs : A Lourinhã é a única Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade, em Portugal.

Artesanato: mármores decorativos; Cantaria; loiças de barro; cestaria

Locais a visitar:

Igreja do Castelo: Igreja gótica do século XVI composta por três naves estando a central separada das colatrais por quatro arcos laterais ogivais. Uma rosária encima a porta principal e o óculo da parede onde se abre o arco triunfal. No seu interior a decoração dos capitéis é notável.

Covento de St. António. O Claustro é de forma rectangular, de dois pisos, sendo o superior sustentado em toda a volta por colunas estilo toscano, tendo pilares nos quatro ângulos. As paredes do piso inferior estão revestidas em toda a volta por um lambril de azulejos do séc. XVIII. O frontal do altar e as paredes laterais estão cobertas de azulejos, sendo as laterais com senas da vida de Santo António; do lado direito a Pregação aos Peixes e do lado esquerdo o Milagre da Mula.

Misericórdia. edifício fundado no séc. XVÍ é constituído no entanto por três contruções distintas e de três diversas épocas e estilos destacando-se um belo portal manuelino. Na sala do Despacho encontram-se pinturas do período manuelino, destacando-se os painéis de São João Baptista e São João Evangelista, atribuídos ao Mestre da Lourinhã, que os terá pintado, em 1512 e 1517, para o Mosteiro das Berlengas.

Museu da Lourinhã, fundado em 1984 pertence ao Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã. É constituído pelo diverso espólio oriundo de dádivas da população e de trabalhos de prospecção e escavações. Destaca-se a existência de ovos com embriões de Terópode de Jurássico Superior, únicos no mundo.

Museu Rural, inaugurado em 1989 apresenta uma colecção de objectos agrícolas e dicersos artigos ligados à etnografia do Concelho.

Padrão Da Batalha do Vimeiro, datado de 1908 nas comemorações do 1º centenário da Batalha contra os invasores Napoleónicos.   Com uma altura de 4,5 m, simboliza o agradecimento ao serviço prestado pelas tropas inglêsas na referida batalha.

Fonte de Paimogo, construído em 1974  nas arribas da praia de Paimogo, para impedir eventuais desembarques de tropas inimigas naquele local de fácil acesso.

Moinhos de Vento de Pinhôa . Siiuado numa elevação da freguesia de Moita dos Ferreiros, a 9 km da Lourinhã, este conjunto de moinhos de vento permite desfrutar de uma bela paisagem de campos cultivados e arvoredo.  A transformação de um dos moinhos em bar de apoio com esplanada e a existência no local de fornos tradicionais de pão tornou o conjunto ainda mais  atractivo

Parque Natural de Fonte de Lima. Inaugurado em 26-9-1999, este parque foi construído em torno de uma fonte natural e com uma área  verdejante de 10.000 m2  entre campo, lagos e cascatas. Tem parque de merendas, parque infantil e um conjunto de outros equipamentos constituindo um agradável espaço de lazer e repouso..

 

Sites a consultar:

www.cm-lourinha.pt/
www.cm-lourinha.pt/turismo/
www.alvorada.pt/
www.anmp.pt
www.rcl99.fm/

    

HISTÓRIA SOBRE A LOURINHÃ:

O surgimento do nome Lourinhã está, segundo algumas versões ligado à existência de uma povoação romana chamada Louriana, no entanto, também há uma versão do nome  ter derivado de Lourient  evoluindo para Louran e mais tarde Lourinhã. Esta versão a  aceitável é a de D. Afonso Henriques ter concedido as terras hoje conhecidas por Lourinhã  ao fidalgo francês D. Jordan, natural de Lourient,  pelos valorosos serviços prestados por este na conquista de Lisboa aos mouros.

O primeiro foral foi atribuído por D. Jordan em 1160, tendo sido confirmado por D. Sancho I em 1218 e por D. Afonso III em 1251. Um novo foral foi concedido por D. Manuel I, em 1512.

No seu património histórico, arqueológico e artístico salientam-se:

a Igreja  Gótica de Sta Maria da Anunciação, situada no castelo, contruída e meados do séc. XIV e classificada como Monumento Nacional (Decreto 8218 de 29/6/1922);

a Misericórdia e sua Igreja, fundado em 1586 por alvará de Filipe II;

o Convento e a Igreja de S. António, classificado como Monumento Nacional, foi fundado em 1598, pertenceu à ordem Franciscana.

o Forte de Paimongo, classificado como Imóvel de Interesse  Público, foi construído em 1674  sobre as arribas da Praia de Paimongo para defesa contra eventual desembarque de tropas inimigas naquele local de fácil acesso

o monumento comemorativo da batalha do Vimeiro, classificado como Imóvel de Interesse Público, edificado em 21-8-1908 e inaugurado por D. Manuel II, no local onde se travou a batalha  entre o exército Napoleónico, comandado pelo general Junot, o qual sofreu uma pesada derrota pelas tropas portuguesas auxiliadas por algumas tropas inglesas, comandadas pelo general Wellesley.

   
publicado por Arth-wr Limma às 20:37
link do post | comentar | favorito

.Nota Importante

."Arth-wr Limma" meu pseudónimo

.favoritos

. ACORRENTADOS

.as minhas fotos

.arquivos

. Outubro 2007

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.arquivos

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds